A perfect balance of exhilarating flexiblity and the effortless simplicity of the Code Supply Co. WordPress themes.

dark mode light mode Search Menu

bonitos novamente

Mais do que um binômio entre belo e feio, oficial ou não oficial, funcional ou formal, a Arquitetura e o Urbanismo são instrumentos que expressam os modos como uma sociedade se organiza e conta suas estórias. Sua natureza nos permite navegar por diversos fatos e também significados.

O sensível também é um conjunto de fatos. Refletem interesses econômicos e ideológicos de um grupo de pessoas em determinado momento. Talvez não seja capaz de mudar o mundo como se propõe alguns movimentos porém é inegável que menosprezar seu caráter ideológico seria uma grande ingenuidade.

Assim como toda expressão de arte, são suportes que pode ajudar a contar ou refutar a História, como vimos acontecer desde tempos imemoriais e foi uma constante ao longo dos séculos. E mesmo agora.

LAVOU TÁ NOVO

Um rascunho de memorando da administração Trump, obtido pela equipe do jornal Sun-Times, tratou de um dos aspectos menos discutidos da ascensão da extrema direita ao redor do mundo. O título do documento é bastante sugestivo ao reafirmar o papel da Arquitetura e Urbanismo em projetos autoritários: “Tornando edifícios federais bonitos novamente“.

O projeto e construção dos edifícios governamentais seria bastante marcado pela premissa de que o “estilo clássico deve ser o preferido e o padrão” para “expressar a dignidade, a empresa, o vigor e a estabilidade do sistema de autogoverno da América”.

Capitólio. Foto de Marcos Baistrocchi no Pexels.

O documento também previa a criação de um “Comitê do Presidente para a Re-Embelezamento da Arquitetura Federal” sem a participação de “artistas, arquitetos, engenheiros, críticos de arte ou arquitetura, membros da indústria da construção ou quaisquer outros membros do público afiliados a qualquer grupo ou organização de interesse”.

Retoma o interesse dos “pais fundadores” dos Estados Unidos e outros governos ao redor do mundo pelo Neo-clássico. Um dos maiores exemplos de como o estilo foi usado para criar um “símbolo vazio de um passado fictício, literalmente esbranquiçado”é o prédio do Capitólio na cidade de Washington, “fundamentalmente inautêntico, um facadismo que fingiu (finge) representar glória e verdade” ao mesmo tempo em que apaga as experiências arquitetônicas e urbanísticas das populações colonizadas.

O neoneoclassicismo proposto por Trump procura recriar as sociedades nas quais se inspira uma vez que “finge lembrar a glória da Grécia e de Roma a serviço de simbolizar um poder mundial hegemônico” de uma “América antes que mulheres e pessoas de cor pudessem votar.”, segundo Adam Rodgers, um perigoso indício “de autoritarismo rastejante” afinal “proibir estilos arquitetônicos vem da mesma cartilha que proibir livros e declarar pinturas degeneradas”.

Não podemos deixar de lembrar os estilos clássicos foram uma marca de civilizações que pensaram a cidadania como um projeto parcial. O que parece se relacionar com o fato de que os terrenos ao redor do prédio tenham sido pensados como parque e não como uma praça simbolizando a participação popular por Frederick Law Olmsted, considerado o fundador do desenho de paisagem norte americano.

Além disso, são projetos que devem permanecer imunes ao passar do tempo. Resistentes. Não por acaso os atos de terroristas ao Capitólio e que custaram mais de 30 milhões de dólares não são mencionados nas visitas guiadas ao prédio.

Referências

CST, Editorial Board. Make federal buildings ‘beautiful again?’ Trump declares war on modern architecture. Chicago Sun Times, Editorials. Publicado em 5 de fevereiro de 2020. Disponível em <https://chicago.suntimes.com/2020/2/5/21124236/architecture-making-federal-buildings-great-again-trump-executive-order-design>. Acessado em 9 de janeiro de 2022.

CAPITOL, Architect of The. U.S. Capitol Grounds. Architect of The U.S. Capitol. Disponível em <https://www.aoc.gov/explore-capitol-campus/buildings-grounds/capitol-building/capitol-grounds>. Acessado em 9 de janeiro de 2022.

CHAPOR, Gisela. Akhenaton e a construção de uma cosmologia positiva durante a Reforma de Amarna (1353 – 1335 a.C.). Disponível em <http://ufrrj.br/graduacao/prodocencia/publicacoes/praticas-discursivas/artigos/akhenaton.pdf>. Acessado em 9 de janeiro de 2022.

RODGERS, Adam. The Trump Administration and the New Architects of Fear. Wired. Publicado em 6 de fevereiro de 2020. Disponível em <https://www.wired.com/story/federal-architecture-neoclassical/>. Acessado em 9 de janeiro de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *